Apostila de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, em 1998, para ser aplicado aos alunos concluintes e aos egressos
deste nível de ensino, será realizado anualmente, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.
As tendências internacionais, tanto em realidades mais próximas da nossa como nas mais distantes, acentuam a importância de formação geral na educação básica, não só para a continuidade
da vida acadêmica como, também, para uma atuação autônoma do sujeito na vida social, com destaque à sua inserção no mercado de trabalho, que se torna mais e mais competitivo.
Esta formação deve ser compreendida como uma sólida aquisição dos conteúdos tradicionais
das ciências e das artes associada ao desenvolvimento de estruturas capazes de operacionalizá-
los no enfrentamento de problemas apresentados pela realidade social, cada vez mais complexa, e uma dinâmica de tempo progressivamente acelerada.
Esta rapidez com que as mudanças sociais se processam e alteram nossa vida cotidiana impõe um padrão mais elevado para a escolaridade básica, e o projeto pedagógico da escola deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar
informações e utilizá-las em contextos adequados, interpretando códigos e linguagens e
servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões autônomas e socialmente
relevantes.
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, em 1998, para ser aplicado aos alunos concluintes e aos egressos
deste nível de ensino, será realizado anualmente, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.
As tendências internacionais, tanto em realidades mais próximas da nossa como nas mais distantes, acentuam a importância de formação geral na educação básica, não só para a continuidade
da vida acadêmica como, também, para uma atuação autônoma do sujeito na vida social, com destaque à sua inserção no mercado de trabalho, que se torna mais e mais competitivo.
Esta formação deve ser compreendida como uma sólida aquisição dos conteúdos tradicionais
das ciências e das artes associada ao desenvolvimento de estruturas capazes de operacionalizá-
los no enfrentamento de problemas apresentados pela realidade social, cada vez mais complexa, e uma dinâmica de tempo progressivamente acelerada.
Esta rapidez com que as mudanças sociais se processam e alteram nossa vida cotidiana impõe um padrão mais elevado para a escolaridade básica, e o projeto pedagógico da escola deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar
informações e utilizá-las em contextos adequados, interpretando códigos e linguagens e
servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões autônomas e socialmente
relevantes.
BOM ESTUDOS!!!
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